Começa o prazo para licenciamento de veículos no Paraná; mais de 1 milhão ainda têm IPVA atrasado

imagem ilustrativa; Começa o prazo para licenciamento de veículos no Paraná

 


Por Redação | 15 de agosto de 2025


Motoristas do Paraná devem ficar atentos: a partir desta sexta-feira (15), inicia-se o período para o pagamento do licenciamento anual de veículos. Para conseguir emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), é imprescindível que o IPVA esteja quitado, caso contrário, o veículo passa a circular de forma irregular. Atualmente, cerca de 1,1 milhão de veículos no estado ainda possuem débitos com o imposto.


Segundo informações da Receita Estadual, 2,84 milhões de veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões, já estão com o IPVA em dia, representando aproximadamente 60% da frota paranaense de 2025, que soma 4,7 milhões de veículos. Por outro lado, 23,6% ainda não regularizaram a situação, incluindo 808,9 mil veículos sem nenhuma parcela paga e 312,6 mil que iniciaram o parcelamento, mas têm parcelas em aberto.


Além da impossibilidade de emitir o CRLV, a inadimplência impede a transferência de propriedade do veículo, a obtenção de Certidão Negativa de Tributos e pode levar à inscrição do débito na Dívida Ativa, com protesto em cartório e inclusão no Cadin Estadual. Circulando sem o licenciamento, o condutor comete infração gravíssima, sujeita a multa, perda de pontos na CNH e até apreensão do veículo.

Como pagar o licenciamento


O valor do Certificado de Licenciamento Anual é de R$ 94,61, e o vencimento depende do final da placa do veículo. A guia de pagamento pode ser obtida pelo site do Detran-PR, pelo portal PIÁ, no aplicativo Detran InteliGente ou nas unidades de atendimento em até dois dias. O pagamento pode ser realizado via PIX, com emissão do CRLV em até 15 minutos, disponível em formato digital ou físico.


Calendário de vencimento do licenciamento por final de placa:

Final da placaData de vencimento
115 de agosto
229 de agosto
310 de setembro
419 de setembro
530 de setembro
610 de outubro
720 de outubro
831 de outubro
914 de novembro
028 de novembro


Como quitar o IPVA


O pagamento do IPVA atrasado pode ser realizado pelo Portal do IPVA, à vista ou em parcelas. Débitos do ano corrente podem ser parcelados com empresas credenciadas, enquanto os valores de anos anteriores podem ser divididos em até dez vezes. Regularizar o imposto é essencial para garantir a emissão do licenciamento e evitar complicações legais.

*

Postar um comentário (0)