Cármen Lúcia e Cristiano Zanin concluem etapa de votos no julgamento de Bolsonaro e aliados

Julgamento de Bolsonaro chega à fase final com votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, após Fux absolver o ex-presidente.
Julgamento de Bolsonaro chega à fase final com votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, após Fux absolver o ex-presidente.





O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quinta-feira (11/09), a fase decisiva do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado. A expectativa é que a ministra Cármen Lúcia abra a sessão apresentando seu voto, enquanto o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, fará o encerramento da etapa de votação.


Na sessão anterior, marcada por mais de 12 horas de leitura, o ministro Luiz Fux absolveu Bolsonaro de todas as acusações. Fux argumentou que a Procuradoria-Geral da República não apresentou provas concretas que sustentassem a denúncia. Outros cinco réus também foram absolvidos por ele.


Por outro lado, Fux votou pela condenação de Walter Braga Netto e Mauro Cid pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado, formando maioria na Primeira Turma para puni-los. O ministro também defendeu a anulação de partes do processo para réus sem foro privilegiado, sustentando que o STF não teria competência para julgá-los.


Devido à longa duração do voto de Fux, a sessão desta quinta-feira foi adiada para as 14h, em vez das 9h inicialmente previstas. A definição das sentenças para os condenados está marcada para a próxima sexta-feira (12/09), quando o julgamento entrará em sua reta final.

*

إرسال تعليق (0)